[Inclusaodigital] Imagine esse DataCenter: Uso de PS3 como servidor de alta capacidade
Iure da Luz
iurekamai em gmail.com
Sábado Novembro 28 12:05:54 BRT 2009
É normal (principalmente nos EUA, Europa e Ásia) que os fabricantes vendam
os consoles de vídeo game a custo ou abaixo do custo, para ganhar dinheiro
na venda dos jogos e acessórios. Como eles são produzidos em grande escala
(o que naturalmente reduz seu custo de produção) os consoles de vídeo game
são uma verdadeira pechincha se forem comparados com o custo de um sistema
de processamento equivalente.
Só como referência, um console de PS3 é vendido ao consumidor final nos EUA
por USD 299,99, praticamente o mesmo custo de uma boa placa aceleradora de
vídeo para PC.
No entanto esta estratégia está viabilizando uma aplicação interessante:
criação de clusters de consoles de vídeo games para processamento
distribuído.
*Governo americano compra de mais de 2.200 PS3*
A não ser que o governo dos EUA esteja planejando criar a maior game party
da história para os iraquianos, a recente aquisição de mais 2.200 unidades
de PS3 é uma demonstração de que esse conceito está atraindo a atenção de
gente muito grande.
A própria IBM[1] tem um tutorial explicando como implementar processamento
paralelo no PS3 utilizando seu processador Cell BE.
*Aplicações de processamento paralelo*
Existem várias aplicações científicas e militares que podem ser distribuídas
entre vários processadores, aonde cada um realiza uma parte das contas.
Dessa forma, quanto mais processadores estiverem trabalhando, mais rápido se
encontra o resultado.
Essas aplicações que podem ser distribuídas são normalmente as do tipo que
necessitam fazer buzilhões de contas matemáticas tais como:
- previsão do tempo
- cálculo de trajetória de mísseis e projéteis
- quebra de senhas para descriptografar mensagens
- cálculo de esforços em estruturas e prédios gigantescos
Assim é comum o uso de grupos de computadores (os clusters) trabalhando em
conjunto para realizar essas tarefas e diminuir o tempo necessário para o
cálculo. Por exemplo, uma tarefa que seria computada por uma máquina em 1
ano, se for distribuída entre 730 máquinas será calculada em aproximadamente
meio dia.
No entanto isso requer um enorme investimento de dinheiro na aquisição
desses computadores e é ai que entra o PS3: ele dá o melhor retorno de
processamento pelo dinheiro investido que qualquer outra solução no mercado.
*Linux distribuído*
Obviamente que as contas matemáticas não vão se distribuir sozinhas. É
necessário que haja uma coordenação entre todos os processadores para
permitir o trabalho cooperado usando um switch Ethernet para interconectar
os vários equipamentos que vão trabalhar em grupo.
Já existem soluções de Linux[2] voltadas para facilitar a criação desses
clusters que facilitam o trabalho de desenvolvimento da aplicação que irá
distribuir as contas e coletar os resultados posteriormente.
*Porque PS3?*
Existem procedimentos de bootloader de Linux para Wii e Xbox 360, no entanto
são procedimentos não autorizado pelo fabricante. O uso desses procedimentos
invalida a garantia além de contrariar o contrato de uso do equipamento.
A principal vantagem do PS3 é que, ao contrário da Microsoft e Nintendo, a
Sony não só permite como ajuda na realização dessa conversão e inclusive
anuncia essa possibilidade como um dos benefícios do console. Por isso ele
está se tornando popular na criação desses clusters de processamento.
Dessa forma devemos ter no futuro breve cada vez mais casos de
universidades, empresas e governos adquirindo grande quantidades de consoles
de vídeo game para transforma-los em sistemas Linux de processamento para
criação desses super-sistemas de processamento.
*Para saber mais*
[1] Programming high-performance applications on the Cell BE processor, Part
1: An introduction to Linux on the PLAYSTATION 3. 2009-11-27. URL:
http://www.ibm.com/developerworks/po...GX16&S_CMP=EDU<http://www.ibm.com/developerworks/power/library/pa-linuxps3-1/index.html?S_TACT=105AGX16&S_CMP=EDU>.
Accessado: 2009-11-27. (Arquivado via WebCite® em
http://www.webcitation.org/5lbN3erH5) <http://www.webcitation.org/5lbN3erH5>
[2] Clusters Of Linux Systems. 2009-11-27. URL:
http://tldp.org/HOWTO/Parallel-Processing-HOWTO-3.html. Accessed:
2009-11-27. (Arquivadio via WebCite® em
http://www.webcitation.org/5lbOnY74Q) <http://www.webcitation.org/5lbOnY74Q>
Fonte:
http://under-linux.org/b1604-uso-de-ps3-como-servidor-de-alta-capacidade
Outro site interessante sobre o assunto:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00.html
-------------- Próxima Parte ----------
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