[Inclusão Digital]RES: Controle de banda GPON/GEPON

Matheus Marmentini mm em mhnet.com.br
Sábado Fevereiro 16 07:47:14 BRT 2013

*Porque? Por causa do Tico! Rsrsrsrs.*
*Ahhh, mais o Tico falou que dá para dividir a OLT por 180*
*clientes....kkkkk....é o comentário que mais ouço nos cursos.*
*
*
*Sim, que dá dá. Ele tem funcionando e não temos razão para duvidar disto.*
*
*
*O que me preocupa e que dou bronca mesmo nos cursos é que o "cabra" ouve o*
*Tico dizendo isto e acha que pode sair splittando a cidade inteira sem*
*observar a perda que cada splitter insere no sinal óptico.*
*Quem já participou de meus cursos sabe que digo que a topologia que o Tico*
*usa é o que chamamos de "risco controlado".*
*Ele divide a FIBRA por 64 clientes, num configuração 1x8 e 1x8.*
*Depois junta as 4 FIBRAS que vem da rua num splitter 1x4 que fica na*
*CENTRAL.*

Grande Ronaldo,

Ótima resposta, nós estamos no mercado de PON a quase 2 anos, temos uma
rede significativamente "grande", e estamos com alguns problemas
relacionados a luz, oque acaba nos gerando custo de
manutenção desnecessários.
Nós como os provedores atuais tentamos economizar para acender mais fibras
no começo, oque deixou nossos níveis de luz perto do limite, agora depois
de um certo tempo estamos percebendo que estamos com um índice de
manutenção elevada por causa de pequenas atenuações oque a margem de 3Db
não geraria além da insatisfação do cliente, algo que ninguém quer.

Mesmo o chamado nível controlado de luz que o TICO usa e nós também (com
splitter 1x4 interno) gera alguns problemas.
Chega um momento que esse splitter tem que ser tirado da OLT para ligar a
fibra diretamente na OLT, oque gera uma interrupção do serviço, por mais
que essa interrupção seja feita na madrugada sempre gera algum problema
além de diminuir o SLA do cliente.

O maior problema dessas interrupções ou manutenções que seriam
"desnecessárias", é pelo motivo que quando o cliente compra a famosa
Internet de Fibra Óptica, o cliente realmente espera que os problemas dele
com internet sejam todos resolvidos. Oque muitas vezes não acontece. Vale a
pena gastar um pouco mais no começo e economizar com manutenção
posteriormente.

O complicado é o seguinte, os provedores não entendem, nós também não
entendiamos até passar por esses problemas, Atenuação, macro curvatura,
microcurvatura, manutenção, rompimento de fibra, patchcord estourado pela
faxineira ou mechido pelo filho são coisas que acontecem e podem ser
prevenidos. Hoje não trabalhamos mais nesses moldes, esperamos um pouco
mais para ativar o serviço, mas depois dormimos tranquilamente a
aproveitamos o verdadeiro lado positivo da fibra, Baixo Índice de
Manutenção e Alta satisfação dos clientes.

Se estivéssemos escutados o Ronaldo desde o Principio, estaríamos mais
felizes a 2 anos atras =].

Bom Final de semana a todos

Matheus Marmentini
*(49) 8419-1180*