[Inclusão Digital]questionario contratação

Andrio Prestes Jasper mascaraapj em gmail.com
Sexta Janeiro 1 16:34:13 BRT 2016

Depois de muito ler, comecei a montar um roteiro de seleção.
Primeiramente uma entrevista pessoal, onde farei algumas perguntas.
Por exemplo:

0- Onde mora?
1- É casado?
2- Tem filhos? Como é o seu círculo familiar?
3- Fale sobre suas experiências profissionais anteriores
4- Como era seu relacionamento com seus colegas de empresa?
5- O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho?
6- Dentre os seus Superiores com quem você já trabalhou, qual foi o melhor
e o pior? Por quê?
7- Por que você saiu (ou deseja sair) do seu emprego atual?
8- Qual sua expectativa com relação ao seu futuro profissional ?
9- Como você avalia seu último emprego e seu último chefe? e a ultima
equipe de trabalho?
10- Como foi o seu pior dia de trabalho?
11- Como você se mantém informado?

O objetivo dessa entrevista Pessoal:
É perceber aspectos que poderiam interferir no desemprenho do profissional.
A capacidade de separar questões pessoais de questões profissionais.
De identificar o foco e o interesse de atualização/crescimento do candidato
na sua área.
De saber um pouco da postura do entrevistado no ambiente corporativo, como
o candidato age em situações adversas, como se lida em equipe, sua lealdade
com os superiores, etc.

Considerações:
- Um pai de família tem um motivo a mais para manter o emprego, para se
empenhar, afinal tem boca para alimentar.
- Se ele for capaz de falar mal do emprego/chefe anterior dele, pode ter
certeza que irá falar mal de você ou da sua empresa.
- Um profissional planeja seu futuro e busca meios para isso. Se ele apenas
tem expectativa, mas não busca estudar/crescer, esquece...

Passado a entrevista, irei passar um questionário com umas 30 questões ao
todo, contendo questões de logica e especificas (suporte, redes, windows,
linux)... afim de avaliar o conhecimento.

Exemplo de perguntas:
- qual o comando que você utiliza para verificar a comunicação entre duas
maquinas? ( ) xcopy, ( ) ipconfig, ( ) ping, ( ) findip, ( ) whois

- qual a sequencia deve seguir para clipar um cabo?

Qual o comando padrão do Windows que permite ao usuário verificar o
endereço IP da máquina? ( ) findip, ( ) ifconfig, ( ) ipconfig, ( ) arp, (
) whois

- De forma a possibilitar a conexão de seu computador ao computador onde
está hospedado um determinado site, o seu computador precisa converter o
nome deste site em um endereço IP. O servidor responsável por realizar esta
tradução de nomes em endereços IP é o? ( ) FTP, ( ) DNS, ( ) DHCP, ( ) VPN,
( ) HTTP