[Inclusão Digital]Tamanho de mtu

Patrick Brandao listas em tmsoft.com.br
Segunda Janeiro 2 12:02:13 BRT 2017

Rogério,

Eu sempre monto redes de serviços nivelando a MTU pelo menor de todos os equipamentos,
se algum equipamento não suportar pelo menos 1540 eu mando remover da rede.

Exemplo: se tem um switch que aceita 9.000 e um radio-enlace que suporta 2024, eu nivelo em 2024
e aplico isso a toda rede.
Se o cliente implementa algo com limite de 1590 eu tenho que renivelar tudo para 1590.

Redes 100% Cisco eu nivelo em 9.000

Casos onde isso foi a salvação:
1 - transporte para rede de cameras Samsung com MTU 8000 (exigência do cliente final).
2 - transporte de um provedor(A) que vendeu transporte para outro provedor(B), e assim recursivamente!
	(nesse caso, se você colocar 1522 você transporta bem seus serviços e seu cliente, mas o cliente do seu cliente vai ter problemas)

Lembrando que o OSPF precisa casar a MTU para subir adjacência.

Problemas:
- resetar equipamento que teve MTU aumentada e esquecer de aumentar novamente.

Att,
Patrick Brandão