[Inclusão Digital] PPPoE Server Mikrotik + IPv6

Herlon Alcantara Matos herlon em lcimt.com.br
Quinta Janeiro 5 14:59:33 BRT 2017

Boa tarde

Estou tentando implantar o IPv6 aos meus clientes e estou enfrentando
alguns problemas.

Gostaria de saber como estão fazendo para solucionar.

1) Configurar o Mikrotik para fazer o dualstack é tranquilo se
adicionando o PoolPPPoe e PoolPrefixDelegation.

- Fácil , rápido, basta só planejamento para o escalonamento das
atribuições IPv6.

Problemas que encontrei :

O Radius tem apenas o prefixo do PPPoE armazenado.

Ou seja, o bloco delegado ao cliente não retorna nos updates então em
uma demanda judicial, o que irei informar ?

Tenho 256 clientes que conectam neste PoolPrefixDelegation ?

2) Configura para fazer as delegações de prefixo pelo
"Mikrotik-Delegated-IPv6-Pool"

Problemas que encontrei :

Não cria a rota para o PPPoE do Prefixo (Há mas pode se criar um script
do up e down do PPPoE Server para resolver isto, sim pode mas isto já
começa sendo uma gambiarra)

O Pool que ele criou não consegue ser recuperado pelo CPE cliente e se
auto configurar.

O que aqueles que estão utilizando o IPV6 estão de fato fazendo,
utilizam o Mikrotik ainda para PPPoE Server ?

Caso negativo , o que estão utilizando ?

Caso positivo, como estão lidando com estas situações ?