[Inclusão Digital]RES: Mikrotik RouterOS v6.0 virou piada
Alexandre J. Correa (Onda)
alexandre em onda.net.br
Segunda Fevereiro 18 11:27:02 BRT 2013
E digo mais, Rinaldo e demais colegas...
Desde a versão 4.x tenho problemas com backup.. simplesmente nos
servidores de acesso (pppoe), nao consigo fazer backup nem export !!
o processo joga a cpu em 100% (ou core, para o caso de multi-cpu), isso
no EXPORT. No backup, ele gera como se tivesse OK.. mas se eu restaurar
.. meu router volta zerado !!
isso nas versoes x86 !!
Reportei na epoca umas 4 vezes, disseram para atualizar para a 5.x RC
ainda, que haviam corrigido isso, era um bug com o OSPF .. atualizei
para a 5.x RC da epoca... e nao resolveu, e também não falaram mais nada !!!
Quinta feira passada, tive um grave problema com a CEMIG, ficamos sem
energia no datacenter (e nosso gerador estava em manutencao por conta de
um radio). Não consegui desligar tudo a tempo, como mikrotik eh menos
'doloroso' desligar 'a quente', entao desliguei linux, bsd, windows
primeiro.. ficaram somente mikrotiks .. acabou a energia.
Sempre um concentrador (dell r210 II) quando acontecia de ter que ser
rebootado ou forçado a desligar .. ele dava pane nas configuracoes..
para nao ter mais esta duvida, na quinta feira coloquei um novo
pen-drive com uma nova licença ... tudo novo.. e com a 5.23 !!
fiz o primeiro backup, o servidor tinha umas 200 sessoes pppoe apenas..
o backup foi feito.. ja havia agendado o upgrade de todos os
concentradores para 5.23 e resolver meu problema com o backup.. mas
quando o servidor ja passava de 800 sessoes.. o problema do backup
acontecia novamente...
pra fazer o backup aqui, preciso desativar o OSPF !! quando desativado,
o backup funciona normalmente !!
Reportei novamente e me pediram o supout dos routers.. vamos ver se
agora eles tomam frente disso.. porque fazer backup na mão é complicado !!!
On 18/02/2013 11:06, Rinaldo Vaz wrote:
> Raphael,
>
> Percival quis dizer que nos encontros MUM que fomos, o dono da Mikrotik
> (acho que se escreve "Arnes") era quem recortava as folhas de inscrição com
> uma tesoura e ele mesmo fazia o cracha dos participantes.
>
> Falou da "pirangagem" (mão de vaca) de contratar uma secretária para tal
> tarefa e ficar com tempo livre para conversar e ouvir o que os clientes
> tinham a dizer sobre seu produto. Percebem que aquilo *NÃO* era uma ideia
> muito boa e que não merecia ser levada à sério.
>
> De fato não levamos mais o Mikrotik à sério, mas esses não foram os
> principais motivos. Cheguei a abrir uma trend no GTER (
> http://eng.registro.br/pipermail/gter/2012-August/040293.html ) alertando
> sobre uma falha muito grave onde os atualizações do tipo "withdraw" não
> eram propagadas pelo mikrotik (há quem chame de "problema de rota presa").
> O fato é que absolutamente NENHUM representante da Mikrotik se pronunciou
> sobre o assunto. Na verdade ninguém da Mikrotik se pronuncia sobre muita
> coisa.
>
> Existe um limiar entre o entre a necessidade da solução profissional e da
> solução não profissional. Antes que adeptos "religiosos" manifestem sua
> ira, minhas afirmações não são baseadas em paixão, ou convicção, mas em
> fatos. Já tive 30 roteadores de borda rodando RB1000/1100 e praticamente
> todos os dias era necessário efetuar ao menos um reboot. Não no mesmo
> roteador obviamente, mas pela quantidade, havia uma necessidade estatística.
>
> Quando mudamos todos os roteadores de borda para FreeBSD/Quagga, as
> paralisações de link por falha em hardware nosso diminuiram em torno de
> 95%. Mas qual o preço que pagamos por isso? Não posso negar que tudo há um
> preço, e o nosso foi muito alto com essa mudança no sentido de capacitação.
> A única vantagem realmente válida no Mikrotik era a facilidade de
> configurar. Praticamente tudo que se faz no FreeBSD é burocrático e
> complicado, as vezes certos padrões de configuração faziam o processo BGPD
> simplesmente travar sem aviso prévio, desse modo tive muito trabalho para
> treinar a equipe atual e também os novos contratados, porém hoje isso é
> passado.
>
>
> Sobre o desempenho, eu receio que as Routerboards (1000/1100 que já usamos)
> não consigam uma taxa de PPS aceitável nem em metade do que prometem no
> datashet. Mas isso é um assunto muito complicado de debater, pois depende
> de muitos recursos ativos ou nao ativos, em outras palavras, uma queue pode
> fazer uma RB1000 ficar em 100% com apenas 200Mbs dependendo da taxa de PPS.
> Se houverem mais regras de firewall/mangle no canal forward isso pode ainda
> piorar muito.
>
>
> Cabe à vocês responsáveis pelos projetos *QUESTIONAR *se realmente os
> produtos comprem o que prometem, por exemplo, o roteador X promete 1Gbs com
> pacotes de 1500 bytes. Mas se você fizer uma estatística do seu tráfego vai
> ver que não é bem assim, e que a maioria dos pacotes são bem menores que
> isso. É claro que esse padrão vai variar muito de rede para rede, mas
> estatísticas dizem que a média dos pacotes que circulam pela internet tem
> tamanho médio de 530 Bytes. Creio que esse fato é uma boa explicação para
> descrever os comportamentos decepcionantes de alguns rádios da Ubiquiti.
> Portanto, exijam padrões de teste mais condizentes com a *REALIDADE * da
> sua rede, e não com a bancada do fabricante.
>
> Abs
>
>
>
>
>
> Em 16 de fevereiro de 2013 11:35, Raphael - iTech <listas em itechnology.com.br
>> escreveu:
>> Quando eu vi o próprio dono da mikrotik com uma resulta nas mãos cortando
>> os crachás fui mum. !!!!??????!!!!!?????W!!!!!?????? QUE ?????!!!!
>>
>>
>> Com pirangsgem de contratar uma recepcionista e ele até ficar mais livre
>> para conversar... Eu percebi, que aquilo era uma idéia muito boa que não
>> foi
>> levada a sério. !!!!??????!!!!!?????W!!!!!?????? QUE ?????!!!!
>>
>>
>> Fiquei curiosos para entender esse e-mail...
>>
>>
>> Em 15/02/2013 22:45, "Neerlan Amorim" <neerlan em gmail.com> escreveu:
>>
>>> Hoje foi lançado o RC10 e hoje mesmo foi retirado do site por
>>> problemas no hotspot. Parece que os caras não efetuam testes antes de
>>> anunciarem, o mesmo aconteceu com a RC8.
>>> Fico até com vergonha de dizer que utilizo isso o mesmo, no minimo é
>>> uma falta de respeito com os clientes.
>>>
>>> http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=69932&p=355851
>>>
>>> --
>>> Neerlan Amorim
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